A importância do Nutricionista dentro de um hospital

O Nutricionista é um profissional essencial para o tratamento de pessoas hospitalizadas.

Alimentar-se é uma das atividades mais importantes do ser humano, tanto por razões biológicas, quanto pelas questões sociais e culturais que envolvem o ato de comer. Assim, o ato de se alimentar engloba vários aspectos que vão desde a produção dos alimentos até a sua transformação em refeições e disponibilização às pessoas.

A área responsável por cuidar da alimentação dos pacientes é a Nutrição, que trabalha de modo a atender as necessidades nutricionais de cada um, de acordo com as recomendações dos médicos;ou seja, trabalha em conjunto com a equipe médica e demais profissionais assistenciais, garantindo assim, todo o planejamento do cuidado ao paciente.

O Nutricionista exerce um papel extremamente importante e significativo nos hospitais. É ele junto com o técnico de nutrição que cuidam da alimentação e de todo o processo de produção de alimentos (preparo, higiene, distribuição) e elaboração de cardápios até o atendimento aos pacientes, o monitoramento do estado nutricional e o cuidado personalizado, com atuação em uma equipe multidisciplinar.

Pacientes internados exigem uma atenção especial em relação ao seu estado nutricional.Apesar de nem todos os pacientes hospitalizados apresentarem, no primeiro momento, algum grau de desnutrição, com o tempo de internação esse quadro pode se instalar. E é aí que o Nutricionista entra e faz toda a diferença.

A atuação da Nutrição é atividade fundamental para uma recuperação mais rápida dos pacientes.

É comum o apetite de um paciente sofrer uma redução, até porque comida de hospital não é igual a de casa (e não estamos dizendo que a comida é ruim, apenas diferente daquela que estamos habituados). Sem contar que próprio estado de saúde debilitado colabora para isso.

Fica evidente que a desnutrição é um fator de risco em hospitais, pois favorece o surgimento de diversas complicações e aumenta o índice de mortalidade. O Nutricionista é o profissional mais habilitado para atuar nessas questões, de diversas maneiras. Por exemplo, com a elaboração de receitas mais saborosas que garantam maior aceitação dos pacientes, com um plano alimentar mais individualizado, sendo acompanhado de perto.

Fonte: Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE)