ADMINISTRAÇÃO

A Instituição em Sorocaba

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba foi fundada no início de 1803, com o objetivo de manter um hospital para atender os pobres necessitados.

Atualmente a Arquidiocese de Sorocaba, movida pela misericórdia aos mais pobres e doentes, volta a assumir o papel de protagonista no serviço caritativo da Irmandade. Em Assembléia extraordinária realizada no mês de julho deste ano, assumiram como Moderador o Arcebispo Metropolitano Dom Júlio Endi Akamini, e como Diretor-presidente o Pe. Flávio Jorge Miguel Júnior, que imbuídos de propósitos cristãos e com firme determinação, tem a missão de resgatar a brilhante história centenária da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.

Características da Instituição

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, em consonância ao Sistema Único de Saúde – SUS oferece atendimento de saúde especializado de média e alta complexidade, atendimento de urgência e emergência, cirurgias eletivas e tratamentos clínico-cirúrgicas especializados. Todos os pacientes são  oriundos das Unidade Básica de Saúde/UBS e da Unidade de Pronto Atendimento/UPA do município de Sorocaba, bem como das demais cidades da Direção Regional de Saúde 16 – Sorocaba (RASS 8).

O usuário tem participação direta e ativa na instituição, seja através da representação junto ao Conselho Municipal de Saúde, bem como através da ouvidoria, do Núcleo de atendimento ao cliente, das pesquisas de satisfação e opinião, redes sociais, e-mail e reuniões abertas à população (acompanhantes e visitantes), sempre com transparência e buscando a humanização dos atendimentos.

Nos últimos anos o atendimento no hospital é realizado exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde.