Coronavírus

Boletim Informativo COVIDE-19 está suspenso.

Todas as informações estarão no site da Prefeitura de Sorocaba –  http://www.sorocaba.sp.gov.br/
A Santa Casa de Misericórdia, orienta a população a não dar créditos as Fake News e que busquem as informações em fontes seguras.

 

Saiba mais sobre o vírus:

O que são o Coronavírus? 

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias mais graves e de importância para a saúde pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). O novo coronavírus descoberto em dezembro de 2019 na China (SARS-CoV-2) é o agente causador da doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) .

Quais são os sintomas?

A Doença pelo Coronavírus 2019 (Covid-19) é similar a uma “gripe’: Geralmente é uma doença leve ou moderada, mas alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: febre. tosse e/ou dificuldade para respirar.
Alguns pacientes podem apresentar cansaço, dores no corpo, mal estar em geral, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou dor no peito. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.
Algumas pessoas são infectadas. mas não apresentam sintomas ou apresentam sintomas leves, quase que imperceptíveis.
A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de l em cada 6 pessoas que adoecem pelo COVID-19 podem apresentar a forma grave da doença.
Pessoas idosas e portadoras de certas condições crônicas como pressão alta, doenças cardiovasculares e diabetes, têm um maior risco de desenvolver a forma grave.
Pessoas com febre. tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico imediato. Deve-se utilizar uma máscara como forma de prevenir a dispersão de gotículas respiratórias ao tossir, espirrar ou falar, combinando com a lavagem ou higienização das mãos. Após o atendimento, deve-se seguir as orientações médicas, evitando frequentar ambientes públicos ou mesmo de trabalho, buscando permanecer em casa até desaparecimento dos sintomas. Isso irá prevenir a propagação de vírus e a ocorrência de novas infecções.

Como se previnir?

Devem ser adotadas medidas gerais de prevenção e etiqueta respiratória, tais como:

  • Lave regularmente e cuidadosamente as mãos com água e sabão. ou higienize-as com álcool-gel 70%. Dessa forma é possível eliminar os vírus que possam estar em suas mãos.
  • Mantenha pelo menos 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Dessa forma é possível diminuir o risco de respirar gotículas respiratórias que contenham vírus, se a pessoa estiver doente.
  • Evite tocar nos olhos. nariz e boca com as mãos não lavadas. Dessa forma pode-se evitar que as mãos que estejam contaminadas possam transferir vírus para os olhos. nariz ou boca. deixando-o doente.
  • Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor pratiquem uma boa etiqueta respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou com um lenço descartável quando tossir ou espirrar. Em
    seguida, descarte o lenço usado imediatamente. Dessa forma você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.
  • Manter ambientes bem ventilados e evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, com talheres, pratos, copos ou garrafas.com isso você contribui para evitar a disseminação de doenças respiratórias.

Como se transmite?

Expedidas do nariz e da boca quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, mesmo quando ela apresenta sintomas leves ou não se sentem doentes. Essas gotículas podem ficar depositadas em objetos ou superfícies por horas, e outras pessoas podem adquirir o vírus ao tocar nesses objetos ou superfícies contaminadas e depois tocar nos olhos, nariz ou boca. Também podem se infectar ao respirar diretamente gotículas respiratórias de uma pessoa infectada quando ela tosse ou espirra ou pelo contato direto como toque ou aperto de mão. Por isso é importante ficar a mais de 2 metros de distância de uma pessoa doente, e lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel.