Dia Mundial do Doador de Sangue

Nesse mês de junho comemoramos o dia mundial do Doador de Sangue; mas você sabe a real importância deste dia?

No dia 14 de junho queremos frisar a relevância deste ato tão importante e grandioso, A DOAÇÃO DE SANGUE!

Atualmente em nossa unidade hospitalar são realizadas em média 450 transfusões de hemocomponentes por mês, ou seja, mais ou menos 14 bolsas de hemocomponentes por dia! Seja ele concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado ou crioprecipitado. Sim!!! Todos esses nomes diferentes – alguns conhecidos -, fazem parte do nosso sangue! Inclusive, existem algumas doenças em que seus portadores irão necessitar de transfusões ao longo de toda vida! (exemplo: Beta Talassemia, Anemia Falciforme, Doença de von Willebrand, Anemias Hemolíticas, …)

Cada hemocomponente tem sua determinada função para atender melhor as necessidades do paciente, e cada um possui um período de validade, armazenamento e cuidado de manuseio específico.

Você sabia que uma bolsa de concentrado de plaquetas tem durabilidade de apenas 5 dias? E a determinação do peso do paciente tem a ver com o número de bolsas? Pois é! A cada 10 kilos do receptor (paciente) é necessário que 1 bolsa seja transfundida! Ou, você sabia que o Plasma Fresco Congelado é extraído através da centrifugação do sangue, e precisa ficar armazenado na temperatura de -30°C?

Existem inúmeras curiosidades desse mundo chamado HEMOTERAPIA, mas tudo isso só se torna possível através da doação!

Para muitas pessoas, a continuidade da vida depende da sua doação!

Para saber como fazer a sua contribuição, entre em contato com Colsan Sorocaba pelo telefone (15) 3224.2930 de segunda a sábado das 7h30 às 12h30 ou pelo site www.colsan.org.br ou pelo aplicativo time do sangue.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas.