Encontros Grupo Reviver

O Programa de Apoio Psicológico e Emocional ReviveR é fundamentado no trabalho da Ong ReVida, fundada em 1988, em São Paulo (Capital) e no livro Estações da Vida, escrito pelos fundadores da Ong ReVida. Foi trazido para Sorocaba (SP) em 2003, pela Psico-oncologista Luizeta Carolina Julio de Miranda e realizado, inicialmente, no consultório da psicóloga. Após uma parceria com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura Municipal de Sorocaba, a reunião dos Grupos passaram a ser realizadas em uma sala da Policlínica Municipal de Sorocaba.

No segundo semestre de 2018 (de agosto a outubro), o Programa, atualmente com o nome de “ReviveR”, foi aplicado nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.

Os objetivos que norteiam o trabalho são: acolher e apoiar o paciente com câncer na recuperação de seu equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual, encorajando-o na busca de autoconhecimento e na exploração de novos caminhos rumo a uma vida com mais significado, incentivando-o a aliar-se ao tratamento médico indicado.

Embora o que una os participantes do ReviveR seja a perda da saúde, a proposta é buscar, juntos, as possibilidades de se levar uma vida mais leve, mais ativa, plena e saudável.

Esses objetivos são desenvolvidos em 8 encontros semanais, (cada encontro tem 3 horas de duração). O trabalho é voluntário, coordenado pela Psico-oncologista Luizeta Miranda e duas ex-pacientes oncológicas, todas capacitadas pela Associação GaiaReVida.

A equipe sempre chega ao local de trabalho uma hora antes do início do Programa para assegurar que tudo esteja a contento quando os participantes chegarem. O trabalho requer o uso de materiais diversos, oferecidos pelo ReviveR. No intervalo é fornecido um lanche a todos.

O trabalho busca desenvolver e atingir algumas metas: buscar a redução do estresse causado pelo diagnóstico e tratamento do câncer; identificar as necessidades concretas de cada um; ajudar a lidar com preocupações, sentimentos e emoções comuns aos que recebem um diagnóstico de câncer; rever e reavaliar valores, crenças e objetivos que levem a se comprometer com sua saúde e qualidade de vida, com exercícios de meditação, atenção plena, visualização e imaginação ativa. Aplica-se também exercícios de relaxamento e percepção corporal, dinâmicas de grupo e individual, e Arteterapia.

Mais informações sobre o trabalho e inscrições para participar do Grupo pelo telefone 15 3232-5611.

(Fonte e fotos: Arquivos Programa ReviveR)