Entenda o processo diagnóstico de Morte Encefálica

Conhecida por morte cerebral, a morte encefálica –  segundo o Conselho Federal de Medicina – é a parada total e irreversível das funções cerebrais, definida pela cessação das atividades corticais e de tronco encefálico. Trata-se de uma definição legal de morte. É completamente irreversível e, para ser atestada, existem protocolos médicos que devem ser seguidos.

A identificação do paciente com morte encefálica é feita através das buscas ativas diárias, nas UTIs e emergências, buscando pacientes sem sedação com rebaixamento de nível consciência, com diagnóstico neurológico estabelecido, procedendo a avaliação nos que apresentam coma não perceptivo e ausência de reatividade supraespinhal, para posterior realização da abertura do protocolo de morte encefálica, de acordo com a resolução do CFM nº 2.173/17 , do Conselho Federal da Medicina, se houver indicação.

Para a confirmação do diagnóstico de ME, são necessárias três avaliações, onde é comunicado a família e a SPOT (Serviço de Procura de Órgãos) em todas as etapas. No Brasil, as duas avaliações clínicas são realizadas por dois médicos diferentes e que não façam parte da equipe transplantadora, onde devem comprovar ausência de reatividade supraespinhal, com intervalo de 1 hora entre elas.

O exame complementar é realizado por um terceiro médico, entre a 1ª e a 2ª prova clínica, ou como 3ª prova, onde deve constatar ausência de perfusão sanguínea cerebral ou ausência de atividade elétrica cerebral ou ausência de atividade metabólica cerebral, de acordo com exame de imagem indicado.

Após confirmação do diagnóstico de morte encefálica, a família é comunicada e notificada a SPOT, onde – se houver indicação -, é realizado a entrevista familiar e disponibilizada a possibilidade da doação de múltiplos órgãos.

No caso da doação de múltiplos órgãos, após preenchimento do Termo de Autorização por familiares de 1º ou 2º grau, é agendado centro cirúrgico para extração dos órgãos indicados após avaliação da SPOT/CNCDO (Central de notificação, captação e distribuição de órgãos) em nosso próprio centro cirúrgico, respeitando os preceitos éticos e morais; após o término é disponibilizado o corpo condignamente à  família para a realização do velório.

Se a família optar por não realizar a doação de múltiplos órgãos, encerra-se o processo notificando a SPOT e disponibilizando o corpo condignamente para a família para realização do velório.

Enf. Fabiana Paschoal

Coordenadora CIHT