Fonoaudiologia no ambiente hospitalar

Na Fonoaudiologia existem diversas áreas de atuação; uma delas é a FONOAUDIOLOGIA NO AMBIENTE HOSPITALAR. Nela, o profissional está inserido em diversos setores do Hospital, como por exemplo nas UTIs neonatais, pediátricas e adultas, nas enfermarias e nas maternidades, atuando com o paciente ainda no leito, de forma precoce, preventiva e intensiva.

(Equipe Fonoaudiólogas Santa Casa)

O Serviço de Fonoaudiologia da Santa Casa de Sorocaba, atualmente conta com três profissionais, e vem apresentando – se em uma linha crescente de atuação em nosso Hospital, realizando além da reabilitação das funções orais, também abordagens preventivas e de promoção de saúde tanto nas internações, UTIs, quanto na maternidade e UTI neonatal.

O Fonoaudiólogo integra a Equipe Multiprofissional, atuando de forma interdisciplinar, para a promoção, proteção e recuperação da saúde com o objetivo de prevenir e/ou minimizar complicações e sequelas, a partir do gerenciamento da alimentação e da comunicação, de maneira segura e eficaz, através da realização de triagem, avaliação, habilitação e reabilitação das funções orofaciais e da comunicação humana. Nessa área, o profissional busca ampliar as perspectivas prognósticas, reduzir o tempo de internação, assim como as taxas de re-internação, visando sempre a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e participando ativamente no momento da alta hospitalar com orientações aos familiares junto à Equipe Multidisciplinar.

Na área neonatal, o Fonoaudiólogo realiza estimulação sensório-motora oral, estimulação e manejo do aleitamento materno, orientações às equipes de saúde e mães, além do Teste da Linguinha. A atuação do Fonoaudiólogo na UTI neonatal relaciona-se à alimentação dos recém-nascidos e prematuros, uma vez que, nos primeiros meses de vida, o recém-nascidos obtém o alimento através da sucção. Então essa atuação visa o diagnóstico e o tratamento precoce das alterações fonoaudiológicas, prevenindo, minimizando ou adaptando seus efeitos.

No atual contexto da pandemia de COVID-19, o Fonoaudiólogo também está inserido para a prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica nas UTI´s, visto que há fatores de risco para o desenvolvimento da disfagia em pacientes criticamente doentes, entre eles, a intubação orotraqueal. Após 24 de extubação, o Fonoaudiólogo é o responsável pela avaliação, habilitação e reabilitação funcional das estruturas orofaríngeas envolvidas na deglutição de saliva, líquidos e/ou alimentos de qualquer consistência, proporcionando ao paciente melhores condições de alimentação e, consequentemente melhores possibilidades de recuperação.