Insônia Digital

O aumento do uso de celulares, tablets e computadores antes de dormir tem tirado o sono de muitas pessoas. Essa dificuldade tem sido chamada de “insônia digital”. Vamos entender mais sobre esse assunto?
A exposição à luz emitida por esses aparelhos antes de dormir pode suprimir a liberação de melatonina, hormônio regulador do sono. Segundo pesquisas, a maioria das pessoas que sofrem de insônia confessam utilizar aparelhos como celulares e televisores antes de dormir.
Sabemos que uma noite mal dormida prejudica a saúde física e mental dos indivíduos e que esses podem apresentar irritabilidade, diminuição da capacidade de concentração, cansaço, sonolência durante o dia, dores de cabeça, entre outros.
Porém, mudanças simples no estilo de vida podem combater esses problemas. No caso da “insônia digital”, manter o televisor e o aparelho celular desligados e longe da cama, sem barulhos e luzes, por pelo menos uma hora antes de dormir, auxilia no relaxamento necessário para o sono. Tomar um banho morno, relaxar por meio da respiração, ler um livro ou escutar uma música calma também beneficiam. Estabelecer uma rotina do seu horário de dormir e despertar, inclusive aos finais de semana, ajudam seu relógio biológico a responder melhor. Se nada estiver funcionando, busque ajuda! Um psiquiatra, médico clínico, neurologista ou médico do sono podem ajudar. Se você notar que sua insônia é devido ansiedade e dificuldade de lidar com seus problemas diários, não exite em procurar um psicólogo.

Amanda da Silva Santos – CRP 06/152874
Psicóloga
Equipe Multidisciplinar