Julho Verde – Dia Mundial de Luta contra o Câncer de Cabeça e Pescoço

O mês de julho é considerado o mês de prevenção do câncer de cabeça e pescoço – chamado de Julho Verde. E o dia 27/07 foi considerado o dia mundial de prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Esse tipo de câncer não tem muita divulgação, mas no Brasil já é o segundo tipo de câncer mais comum em homens e o quinto em mulheres. Hoje ainda fazemos o diagnóstico em estadios muito avançados o que implica em grande morbidade para os pacientes, por isso consideramos fundamental a divulgação da prevenção.

Os principais fatores de risco para esses tumores são o tabaco e o álcool, mas nos últimos anos os casos associados ao vírus HPV vêm aumentando. Por isso devemos ressaltar a importância de cessar o tabagismo e etilismo para evitar esse câncer, além da importância da vacinação para o HPV de nossas crianças para diminuirmos casos futuros. Além da prevenção, o diagnóstico precoce também diminui bastante a morbidade da doença e aumenta a chance de cura.

Então qualquer ferida na boca, nódulo no pescoço ou rouquidão persistentes por mais de três semanas devem ser investigados. O tratamento do câncer de cabeça e pescoço pode ser feito com cirurgia, radioterapia e quimioterapia, normalmente com necessidade de associação das modalidades de tratamento.

Aqui na Santa Casa de Sorocaba montamos um coral, chamado Fim de Papo, com os pacientes laringectomizados (submetidos à retirada da laringe por câncer avançado), em Abril/17. Com isso conseguimos melhorar a qualidade de vida deles, pois tentamos a reabilitação vocal dos mesmos e eles se ajudam nessa nova etapa.