Metas para 2020

Amanda da Silva Santos
Psicóloga – CRP 06/152874

 

Com a entrada de um novo ano a tendência é fazermos uma retrospectiva sobre o ano que se passou. É como se um ciclo se encerrasse; então a maioria das pessoas faz um balanço relembrando os acertos, erros, conquistas, vitórias, fracassos, perdas e ganhos. Seu desempenho passado é revisado e você espera ansiosamente para atualizá-lo com sucesso. É realmente uma época motivadora!

 

Junte tudo isso ao fato do fim de ano ter sido marcado por festas, confraternizações, férias coleti­vas…Um clima festivo pairava no ar. Culturalmente, datas emblemáticas geralmente marcam grandes mudanças.

Com a entrada de um novo ano, não é diferente. Algumas pessoas cantaram “adeus ano velho, feliz ano novo”. Mui­tos acreditam que esse novo ano trará novas coisas, mas sabemos que não é a virada em si que trará novidades e sim novas atitudes tomadas por nós.

 

Então seguem algumas dicas para que você consiga cumprir suas metas para esse ano de 2020:

  • Tomar o cuidado de estabelecer metas realistas e não criar arma­dilhas para sua própria evolução pessoal ou profissional, evitando assim a frustração. Lembrar-se do ditado “quem muito quer, pouco tem”; e, “não dar um passo maior que a perna” auxilia nesse contato com a realidade.
  • Evitar metas abstratas e subjetivas, pois fica difícil avaliar o resultado. Sendo assim, estabeleça metas mais objetivas. Caso a meta pare­ça inviável, divida-a em pequenas metas, que vão funcionar como passos para alcançar seu objetivo. Isso o ajuda a manter-se motiva­do e a comemorar cada pequena conquista. Isso também auxilia no autoconhecimento que ajuda-o a entender como foi esse “percurso”; assim você não se perde e sente-se estimulado a continuar percorren­do esse caminho.
  • Tenha calma; não seja rígido consi­go mesmo; lembre-se que em um ano, muita coisa inesperada pode acontecer, e não somos capazes de prever o futuro. Então, conforme forem surgindo outras demandas, programe-se para encaixar nesta nova realidade todos os seus ob­jetivos, priorizando o que for mais urgente sem prejudicar o objetivo principal.

 

Existe uma frase no filme Alice no país das Maravilhas que diz que se você não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. Isso mostra a necessidade que temos de saber onde queremos chegar; e isso só ocorre estabelecendo metas. Sabemos também que nem sempre vamos conse­guir lidar com os vários aspectos emo­cionais que afloram neste clima de fes­tas, pois como já foi dito anteriormente, neste “balanço” também aparecem sen­timentos não tão fáceis de se entrar em contato. Caso isso esteja ocorrendo com você e você sinta que precisa de ajuda para lidar com o passado e enfrentar o futuro, não hesite em buscar um apoio psicológico.