Novembro Azul e Câncer de Próstata

Como em todos os anos, no mês de novembro, acontece uma campanha para esclarecimento e prevenção do câncer de próstata. A Santa Casa de Sorocaba e seu Centro Oncológico é referência regional e oferece tratamento para os pacientes portadores desta doença. Cabe a todos nós incentivar aqueles que necessitam, a procurar atendimento no sentido da prevenção.

Em toda rede pública e privada,há disponibilidade para a população ter acesso a este serviço. Basta uma consulta com um médico Urologista.

Algumas informações são fundamentais para entender a doença.

A próstata é um órgão que fica logo abaixo da bexiga e tem como função produzir parte do esperma.

Existe a doença benigna da próstata, conhecida como hiperplasia benigna que é muito comum e acomete os homens quanto maior for a sua idade. A doença benigna apresenta sintomas como dificuldade para urinar e para diferenciar do câncer é preciso uma avaliação urológica. O câncer de próstata é o que mais acomete o homem, com exceção do câncer de pele, tendo como estimativa de 68.220 novos casos para o ano de 2018, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer. Não é possível evitar esta doença. Somente a detecção precoce oferece a oportunidade de tratamento e cura. Aqueles que são diagnosticados com a doença, em fase inicial, tem uma chance de pelo menos 90% de cura, o que é bastante animador para uma doença maligna e grave. Quando apresenta sintomas, a doença já é avançada e por isso a detecção precoce é fundamental.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens a partir dos 50 anos passem por avaliação e, a partir dos 45 anos, aqueles que apresentam maior risco para a doença, que são os que têm histórico de câncer de próstata na família, homens da raça negra e obesos. A avaliação consiste em história clínica, toque retal e dosagem do PSA – exame de sangue específico para a próstata. Com estes dados, o médico pode descartar ou suspeitar da doença e prosseguir com uma biópsia para diagnosticá-la. O tratamento consiste em cirurgia, radioterapia, medicamentos ou uma combinação destes. Quanto mais inicial for a doença, maiores as chances de cura e com menos sofrimento para o paciente. Somente a prevenção e detecção precoce permitem o diagnóstico na fase inicial. É dever nosso estimular as pessoas a procurarem assistência médica e acabar com o preconceito que ainda existe para alguns a respeito da avaliação. A prevenção do câncer de próstata é fundamental para a saúde do homem e vemos progresso neste sentido em nossa sociedade. A Santa Casa de Sorocaba cumpre seu papel com destaque, pela sua importância para a cidade e região.

Dr. Fábio Tomazini Gomes de Sá

COORDENADOR DA URO ONCOLOGIA DA SANTA CASA DE SOROCABA