Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba foi constituído em 2018 e tem sua solidificação na ampla intimidade entre formação educacional, melhora contínua na assistência ao usuário e modelos eficientes de gestão, integrando áreas específicas de saberes e práticas.

 

Marcos Costa de Oliveira

 

O exercício concreto desta meta se fez como política pública de maneira inédita no país em 2003, quando foi apresentada pelo Ministério da Saúde a Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS). De lá para cá, este Programa vem se ajustando às necessidades particulares de cada polo de educação, de forma a se adequar a realidade de cada região, não havendo assim uma identidade única entre os projetos – ainda que contenham muitos elementos em comum. O que existe é uma espécie de personalidade entre eles. Essa heterogeneidade, entretanto, longe de depor negativamente à sua implantação, justifica a sua importância como instância de política pública.

O Núcleo de Educação da Santa Casa de Sorocaba conta atualmente com três grandes frentes de atuação. A primeira delas são os treinamentos para os nossos funcionários, e estes se dividem nas categorias técnico e comportamentais. A segunda atuação do setor diz respeito à aplicação de processo seletivo de enfermagem em conjunto com o departamento de Recursos Humanos, onde o NEPS atua como setor de apoio na elaboração, aplicação e correção das provas de seleção para contratação de vagas com perfil específico.

A terceira atuação do setor está voltada para o suporte dos estágios em parceria com as Universidades da região, onde são desenvolvidos projetos acadêmico-científicos com diversas aplicações na assistência ao usuário SUS. Mantemos parcerias também com colégios técnicos que possuem formações com potencial de agregar melhorias na assistência de forma direta ou indireta enquanto possibilita aos alunos um espaço de desenvolvimento pessoal bastante importante para seu futuro. Além destas vertentes educacionais o NEPS ainda responde pelo Programa de Voluntariado Técnico que abre espaço para que pessoas de diversas áreas como Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, Auditoria, Qualidade e Comunicação, contribuam com melhorias contínuas e possam fazer isto de forma organizada, segura e eficiente. Guiados pela intenção de alcançar a transformação do individual e do coletivo, e tendo como base essa diretriz, o setor aplica treinamentos com caráter lúdico, onde são estimuladas habilidades interpessoais importantes para interações sadias no ambiente de trabalho e também na vida pessoal dos profissionais. Além disso, existem treinamentos de caráter técnico, onde os profissionais são conduzidos à educação teórica e prática de procedimentos particulares ligados não somente as áreas assistenciais como também às áreas de apoio; por exemplo, manutenção, compras e processos de gestão. Desta forma o NEPS segue acreditando e norteado no sentido de uma educação transformadora capaz não somente de qualificar como também de estimular e capacitar os indivíduos a criarem novas idéias e soluções. Educar é transformar!