Parceria Telescope e Santa Casa de Sorocaba

Hospital Santa Casa de Sorocaba firma parceria com Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para participar de estudo inédito sobre telemedicina.

Estudo TELESCOPE durará até dezembro de 2020 e envolverá atendimento remoto em UTI adulto de hospitais públicos e filantrópicos pelo Brasil.

O Hospital Santa Casa de Sorocaba acaba de anunciar uma parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para participação no estudo multicêntrico TELESCOPE (ComparisonofTELE-criticalcare versus uSualCareOn ICU Performance), focado em telemedicina.

O TELESCOPE, coordenado pelo Einstein por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), é um projeto aprovado pelo Ministério da Saúde que visa estudar os benefícios da tele-UTI, ou seja, da realização de visita à distância em unidades de terapia intensiva (UTIs) de adultos de hospitais públicos e filantrópicos.

Nos últimos anos, o uso da telemedicina em pacientes criticamente doentes ganhou grande relevância. Diversas formas de atuação da tele-UTI são possíveis desde a obtenção de segunda opinião para casos específicos até à monitorização de sinais vitais e atuação em tempo real sobre os pacientes, passando pela visita multidisciplinar diária conduzida por profissional médico especialista remotamente localizado.

O hospital Santa Casa de Sorocaba participará voluntariamente do estudo para contribuir para a obtenção de evidências de alto impacto para o conhecimento científico.