Por que pedimos doação de sangue?

Autor:  Dr. Vater Adolpho Massaglia – CRM 121800

Todos os dias nos hospitais de nossa região são realizadas aproximadamente quatro mil transfusões de sangue. Elas acontecem nos mais diversos ambientes:pronto-socorros, unidades de terapia intensivas (UTI), centros cirúrgicos, unidades de internação e centros de infusões ambulatoriais. Os motivos destes procedimentos são os mais diferentes possíveis: cirurgias de alta complexidade, acidentes traumáticos, transplantes, infecções graves, pacientes em tratamentos oncológicos, entre outros.

Como vemos, a transfusão sanguínea é realizada geralmente em cenários médicos de alta complexidade de cuidado, podendo ser um fator decisivo para garantir a vida destas pessoas que necessitam deste procedimento.

Nossos estoques de sangue constantemente estão com níveis críticos; isso acontece principalmente por um dos seguintes motivos:

• Elevada demanda de hemocomponentes, com o aumento de complexidade dos procedimentos (transplantes, cirurgias e tratamentos oncológicos).
  • Número de doações; precisamos melhorar no Brasil a cultura de doação de sangue. Apesar de nossa taxa de doação estar dentro do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – em torno de 1.3% da nossa população faz doações regulares –, sabemos que para manter níveis seguros de transfusão o recomendado situa-se entre 1% a 3%.
  • Armazenamento por tempo limitado; por tratar-se de células vivas (hemácias e plaquetas), uma bolsa de sangue pode ser armazenada por no máximo 42 dias, e uma bolsa de plaquetas por no máximo cinco dias.

A doação de sangue é uma atitude de preocupação com o ser humano e seu bem-estar (altruísmo); deve ser feita de forma segura, principalmente para o doador, mas também para o potencial receptor. Algumas recomendações devem ser seguidas:

• Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Algumas condições podem inviabilizar a doação de sangue, de forma temporária:

• Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Período gestacional;
  • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
  • Amamentação: até 12 meses após o parto;
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem e/ou piercingnos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
  • Extração dentária: 72 horas;
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
  • Transfusão de sangue: 1 ano;
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
  • Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Outras condições podem inviabilizar a doção de forma definitiva:

• Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Malária

Em nossa região, as doações podem ser realizadas na sede da Colsan, que fica localizada dentro do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Segue o endereço ao final do texto.

Esperamos poder contar com sua doação! Muito obrigado!

Colsan Sorocaba
Av. Comendador Pereira Inácio, 564
Sorocaba – SP – Tel: (15) 3224-2930 / 3332-9461
Segunda a sábado das 7h30 às 12h30 (exceto feriados)
O atendimento é limitado a 170 candidatos/dia.
Estacionamento gratuito no local

Redes Sociais Colsan: