Qualidade hospitalar

Nas décadas de 80 e 90, o conceito de “Qualidade’’ passou a circular nos meios de comunicação, levando as empresas a transformarem-se, com vistas ao futuro, pela necessidade do foco de sustentabilidade.

 

O planejamento, a revisão de processos e o acompanhamento de performance, assim como melhorias constantes, passaram a ser vitais para o posicionamento das organizações no mercado. Assim, sistemas de qualidade foram adotados na busca da eficiência e eficácia dos processos e dos altos índices de desempenho com resultados de sucesso.
Esse movimento refletiu mudanças na gestão das organizações, cujo olhar dirigiu-se à reestruturação, inovação e busca de excelência, por meio de práticas mais racionais e focadas nas demandas dos clientes. Dentre as mudanças destacam-se: a visão sistêmica da organização dos seus processos institucionais, a transformação dos indivíduos, com ações dirigidas por novos paradigmas, buscando auto realização e inovação, estímulo ao desenvolvimento de novas capacidades, da criatividade e alta produtividade, mobilizando sujeitos mais capazes, criativos e produtivos. Com uma tendência a valorização dos talentos humanos para atuarem como agentes participativos do replanejamento e da ressignificação do contexto do processo de trabalho diário, exigindo do trabalhador postura ativa, participativa e transformadora, afetando diretamente as relações com as organizações e o modo de fazer.
Essas considerações permitem refletir sobre a abrangência e influência da “Qualidade’’ nos diversos campos da sociedade, com destaque para a saúde hospitalar.
Hospitais são instituições prestadoras de serviços de grande importância social, possuindo alta complexidade, portanto a prática da qualidade adquire foco específico. Em algumas instituições, constata-se que o gestor da “Qualidade’’ ocupa lugar de esferas decisórias, fazendo parte do planejamento estratégico da organização, podendo integrar as metas da “Qualidade’’ aos objetivos macroinstitucionais, fato bastante favorável para impulsionar programas dessa natureza.
Com o objetivo de melhoria contínua da assistência à saúde a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba (ISCMS) criou o Setor de Qualidade, com foco no Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. O foco da atuação deste setor tem sido o acompanhamento contínuo da reestruturação do processo de trabalho de todos os setores do hospital, apoiando os gestores institucionais na busca de melhorias contínuas do processo de trabalho. Além disso, gerencia os documentos institucionais de forma a padronizar o processo de trabalho dos funcionários que atual na instituição. Possui ainda atuação, na busca de acreditação e certificação para o hospital para elevar cada vez mais o nível de excelência da assistência prestada a população, respondendo na hierarquia do hospital a Superintendência.

 

Andressa Soares de C. das Neves

Matéria publicada na edição nº 25 da Santa Casa em Revista.