Santa Casa de Sorocaba promove a 1ª Semana da Higienização das Mãos

Para reforçar o cuidado com a higienização das mãos dentro da Santa Casa de Sorocaba, e garantir maior segurança à equipe de funcionários e aos pacientes durante a pandemia do COVID-19, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital promoverá a 1º Semana de Higienização das Mãos, com o tema “Segundos que Salvam Vidas Higienize Suas Mãos”.

A ação será realizada de 26 a 28 de maio, com uma programação especial, a qual irá trabalhar com os profissionais da saúde os cinco momentos para a higiene das mãos: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente; após tocar superfícies próximas ao paciente.

O evento é organizado neste mês pois no dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Em todo o mundo foram promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos.

 A higiene das mãos, seja como sabão líquido e água ou com álcool em gel, é uma das ações mais eficazes para reduzir a contaminação por qualquer tipo de doença contagiosa, inclusive o COVID-19. Mas, para que o risco seja reduzido existe o momento correto de limpar as mãos.

O cuidado com a higienização das mãos tem um papel tão importante na prevenção de infecções que a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou os cinco momentos para higienização das mãos especificamente para o ambiente hospitalar. Esse método prevê a adoção do fluxo de cuidado após cada procedimento, que evita a transmissão cruzada de microrganismos.

Na programação de atividades da 1º Semana de Higienização das Mãos haverá aulas sobre a importância do cuidado com a limpeza das mãos, entrega de brindes aos participantes, terá uma aula com a Infectologista Stephanie Berrel Crocco, apresentação lúdica com a técnica de enfermagem Severina Francisco Aldenes da Silva e um concurso de paródias. A abertura será com o Dr. Eduardo Leite Crocco, médico infectologista e coordenador do SCIH.

“Higienizar as mãos é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção de infecções”, diz a enfermeira Camila Sanches Correa, do SCIH.

Confira a programação da 1ª Semana de Higienização das Mãos

 

26 de maio – Abertura do evento

Aula sobre a importância da higienização das mãos, com a médica Infectologista

Médica Infectologista  do SCIH  Dra°Stephanie Berrel Crocco.

Horário: das 11h00 às 12h30.

Local: Auditório Santa Casa Sorocaba.

 

27 de maio – Apresentação com a técnica de enfermagem Severina Francisco Aldenes da Silva– SEGUNDOS QUE SALVAM VIDAS HIGIENIZE SUAS MÃOS.

Entrega de brindes para os participantes.

Horário: das 11h00 às 12h30.

Local: Auditório Santa Casa Sorocaba.

 

28 de maio – Apresentação de Paródias: Abordar o tema Higienização das Mãos

Local: Auditório Santa Casa

Horário: a partir das 14h

Público Alvo: Todos os setores do hospital.