Santa Casa reduzindo custos com Programa 5S

Consistindo de 5 Sensos, sendo eles:

Seiri (Senso de Utilização), Seiton (Senso de Organização), Seiso (Senso de Limpeza), Seiketsu (Senso de Padronização) e Shitsuke (Senso de Autodisciplina), o “Programa 5 S” é uma metodologia de organização empresarial sem custo financeiro, que depende somente da força de vontade de quem o aplica, e é utilizado pelas maiores empresas do mundo.

Elaborado no Japão após a Segunda Guerra Mundial, o Programa foi criado como um modo de reconstruir ou melhorar o local onde é implantado, buscando, por meio de tarefas simples, trazer benefícios tanto para a empresa em si, quanto para os funcionários e clientes.

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba iniciou a aplicação do Programa 5S em dezembro de 2018, com o Senso de Utilização. Foi realizada uma ação de coleta de objetos que se encontravam sem utilização nos diversos setores, e logo após foi feita uma “feira” com mais de 300 itens, incluindo pastas, grampeadores, livros, canetas e etc, para redistribuição dos mesmos dentro da Instituição, segundo as necessidades de cada setor.

O 5 S aplicado na área hospitalar é importante porque garante a segurança do paciente e do funcionário, além de reduzir os custos. E como a Santa Casa de Sorocaba é uma instituição sem fins lucrativos, a redução de custos se converte em redirecionamento de verbas para áreas mais críticas, como compra de medicamentos, de equipamentos, manutenção e melhorias diversas, promovendo assim a oferta de um melhor atendimento aos pacientes que nossa Instituição atende.

A Santa Casa vê o Programa 5 S não como sistema único e exclusivo, mas sim como uma porta de entrada para outros programas de gestão de qualidade, como a ONA (Organização Nacional de Acreditação), CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), PROADI – SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) e – muitos outros – que servem para melhorar cada vez mais o nível de excelência e a visibilidade da Instituição, reconhecido através de certificações de qualidade.

Grégorio Sevilha